A Saudade Mata a Gente

Posted quinta-feira, 15 de novembro de 2012 by Unknown
Não existe coisa tão gostosa e tão dolorosa ao mesmo tempo como a saudade, e a letra desta música, que acabamos de ler, define muito bem o que é estar cheio dese sentimento. É bom sentir essa emoção, mas sem ficar preso ao passado, ou tentando trazê-lo à tona em todos os momentos. Alguns momentos, pessoas ou relacionamentos são passageiros em nossa vida, embora marcantes, como, por exemplo, o tempo da escola.

"Saudades", segundo o dicionário, é "uma recordação suave e melancólica de pessoas ausente ou coisas distante, que se deseja tornar a ver ou possuir". A palavra não existe em nenhum outro idioma além do português. Todos têm várias palavras que expressam sentimentos por alguém que está longe ou faz parte do passado, mas nenhuma é tão completa, precisa e abrangente como em nossa língua.

Querer voltar no tempo é normal, sobretudo, se não estamos satisfeitos com o que somos na atualidade, mas este desejo pode ser a confirmação da falta da sabedoria que nos faz ver que cada fazer da vida tem a sua própria graça e beleza. Há também o vazio deixado por aqueles que nos abandonam, às vezes pessoas próxima que morrem. É importante evitar os pensamentos depressivos, nessas situações, e buscar vivenciar a saudade de forma positiva, deixando de fora a dor e a amargura, estimulando as recordações dos momentos alegres.

A saudade faz parte da vida, mas não deixe que ela se torne "a sua vida"!

0 comentários:

Postar um comentário